quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mamães - Amamentando mesmo quando a produção de leite diminui


Muitas mães entram em pânico quando o bebê por alguma razão não ganha peso e o médico indica outro leite como complemento ao leite materno. O medo de todas as mães é que a criança perca o interesse pelo seio pela facilidade maior de sugar a mamadeira.
Uma alternativa muito interessante é oferecer o complemento através de uma sonda junto ao seio durante as mamadas. O bebê enquanto recebe o complemento continua sugando o seio e estimulando a produção de leite.  Paralelo a isso o bebê não fica conhecendo o bico de mamadeiras e mantém o vínculo com a mãe.



Essa técnica é conhecida como relactação. A relactação ao mesmo tempo em que supre a alimentação, incentiva a sucção no peito, levando o bebê a aprender ou reaprender esse mecanismo induzindo a produção do leite pela estimulação dos hormônios prolactina e ocitocina.
Essa técnica pode ser usada como auxílio na nutrição dos bebês prematuros, por mulheres que querem continuar amamentando mesmo quando a produção de leite diminui e até mesmo por mães adotivas que desejam amamentar. Os bebês adotivos recebem o suplemento enquanto sugam o seio.
 A técnica é bastante simples e você só precisa de uma sonda cateter flexível n° 4 (cateter estomacal, gástrico ou uretral), encontrada em casas de produtos médicos. As sondas são estéreis e descartáveis, fita crepe de fraldas para colar a sonda junto ao seio e recipiente para o leite, pode ser um copo ou mamadeira.

Passo a passo

 Coloque o leite artificial ou materno extraído no recipiente escolhido (copo ou mamadeira).
Coloque uma ponta da sonda no recipiente e a outra presa ao seio com a fita adesiva, com sua extremidade perto do mamilo. A ponta que fica no peito tem que ficar bem na auréola.
 Ponham o bebê no seio para mamar. A criança sugará o mamilo e a sonda ao mesmo tempo e, à medida que se alimenta, também estimula a produção do leite materno. A altura em que é colocado o leite e a força de sucção da criança determinam a velocidade de ingestão. O fluxo é controlado ao se dobrar um pouco a sonda.
 O tempo para que a produção de leite pela mãe aumente é de no mínimo uma semana, requer paciência e persistência para se obter sucesso. O leite ministrado pela sonda é o que a criança estava usando e, na medida do aumento de produção pela mãe, este é restringido progressivamente.
Agora existe no mercado nacional um produto específico para a relactação, o Mama Tutti, da John Petter. O Mama Tutti nada mais é que um recipiente anatômico que pode ser encaixado no sutiã de amamentação entre os seios. No recipiente é colocado o complemento e encaixada a sonda condutora de leite.
 Também existe o kit de relactação importado da Medela chamado de Supplemental Nursing System.

ATENÇÃO MAMÃES:
Vendemos este produto na loja e realmente ele é ótimo.
O valor do Mamma Tutti é R$ 27,90 + Frete.
Fazemos entrega em todo o país.

Nossas páginas no Facebook:
Ateliê Isa Bebê: http://migre.me/5trGI
IB Moda Gestante: http://migre.me/5trEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário