quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bebês - Chupeta, usar ou não usar?


O uso da chupeta é bastante controverso. O Ministério da Saúde não recomenda o uso de chupeta nem de bicos artificiais pois existe uma associação entre seu uso e a redução da duração do aleitamento materno. São considerados bicos artificiais tanto as mamadeiras quanto as chupetas. Especialistas em amamentação alegam que a criança pode confundir os bicos o que prejudica a pega no início da amamentação.

Além dessa questão da amamentação o uso prolongado da chupeta prejudica a dentição e a fala da criança.
 No entanto, para a odontopediatra Adriana Cátia Mazzoni, membro da Academia Americana de Odontopediatria, a advertência é radical. “É claro que o aleitamento materno é a melhor herança que uma mãe pode deixar ao filho. Mas o aviso, além de não estar correto, causa sentimento de culpa nas mães”, garante a especialista. “Cerca de 30% das crianças precisam de uma sucção extra peito, ou seja, necessitam de chupeta. Quando bem indicada por um especialista e usada de forma adequada, o produto não causa problemas ortodônticos ou na fala da criança”.
O problema, segundo a especialista, é que muitos pais acreditam na idéia de que com a chupeta, a criança pára de chorar. “Isso é errado. A mãe deve perceber a necessidade da chupeta quando o bebê começa a sugar o dedo ou algum paninho, mesmo depois de ter sido amamentada”, diz. “A chupeta é para aquelas que necessitam de maior de sucção”.
Todas as crianças apresentam uma necessidade fisiológica de sucção até o sétimo mês de vida. Quando o bebê suga, além de desenvolver a mandíbula, fortalece os músculos para a mastigação futura. “Emocionalmente, a sucção proporciona prazer e segurança à criança”, complementa a odontopediatra. Além disso, o ato de sugar estimula a liberação de um neurotransmissor, a endorfina, causando sensação de bem-estar no bebê.
Os pais devem tentar tirar a chupeta da criança quando a ela tiver 11 meses. Mas, se não for possível, o limite dado pelos especialistas é aos três anos de idade.


Minha experiência de mãe com e sem a chupeta:


No meu caso, tive a oportunidade de vivenciar as duas experiências. Minha primeira filha não usou chupeta e meu segundo filho, de 10 meses, ainda usa.
A minha filha simplesmente não se interessou pela chupeta e eu não insisti. Inclusive fiquei muito feliz pois já havia me informado sobre todas essas recomendações contra o uso da chupeta. No entanto, o que aconteceu é que de fato os bebês têm uma necessidade de sucção extra. Principalmente na hora de dormir ou para se acalmar em alguns momentos. Nesses casos, na falta da chupeta eles procuram outras alternativas. É nessa hora que muitos bebês começam a colocar a mão na boca e chupar os dedos.
Quando a minha filha começou a conseguir segurar objetos ela começou a mastigar as mãozinhas do soninho, aquele travesseirinho em forma de boneco que todo bebê adora. Isso começou de forma moderada, então não a impedi. Mas aos poucos foi aumentando a ponto do boneco ficar todo babado. Ela chegou a querer sugar as pontas das almofadas do sofá. Nesse momento substitui o boneco por fraldinhas de boca que poderiam ser trocadas e lavadas diariamente. Restringi a sucção apenas às fraldinhas. As fraldinhas passaram a ser chamadas carinhosamente por ela de mimi e a fazer parte da sua vida. Não podia esquecer de maneira alguma de ter um na bolsa.
O tempo foi passando e o auge da dependência foi aos dois anos e meio quando fizemos uma viagem de 20 dias ao Canadá. Ela já estava grandinha e queria ficar o tempo todo com a fraldinha na boca. Não conseguíamos tirar uma foto com ela sorrindo. Além de feio, estávamos preocupados com a dentição pois ela enfiava quase todo o paninho na boca.
Voltando da viagem resolvemos dar um basta na situação. Proibimos o uso do mimi durante o dia. Ele seria permitido apenas na hora de dormir. Ela sofreu bastante e pedia para dormir assim que chegava em casa, às 17:00. Na verdade queria apenas o paninho. Fui firme e nessas horas procurava distraí-la. Depois de um tempo resolvi partir para a eliminação total do mimi. Falei que os dentinhos dela ficariam iguais aos da bruxa, todos tortos. Tudo em vão. Até que um dia ela me perguntou por que os dentes do Bob Esponja eram daquele jeito. Não hesitei e respondi que era por causa do mimi que ele usou na infância. Como que por um milagre ela própria começou a deixar o mimi. Sofreu um pouco mas sua vaidade feminina falou mais alto.  Ela já estava com quase três anos.
Para não passar por tudo isso de novo, passei a oferecer a chupeta para meu bebê moderadamente por volta do segundo mês. Evitei oferecer a chupeta logo no início por causa da amamentação. Além disso, nessa fase eles passam todo o tempo mamando ou dormindo.
A chupeta realmente oferece um conforto afetivo para o bebê e ajuda bastante na hora de dormir. O que procuro fazer é não viciar meu bebê na chupeta para que sua retirada seja mais tranqüila. Não deixo que ele fique o tempo todo com a chupeta na boca. Ainda mais nessa fase em que ele está começando a se expressar balbuciando vários sons, gritinhos e gargalhadas. A chupeta não pode ser usada para calar a criança. Acredito que se o bebê chora, antes de dar a chupeta é preciso entender ou descobrir o que ele quer comunicar – desconforto, fome, frito, calor, até solidão. Será sempre melhor resolver seu problema do que apenas aliviar a ansiedade com a chupeta, pois isso pode acabar fazendo com que ele associe uma coisa à outra. Aí, cada vez que ficar ansioso, vai querer a chupeta.
Com um ano vou começar a restringir a chupeta à hora do sono e espero que ele naturalmente vá largando o hábito aos poucos, à medida que experimenta e descobre outras sensações. Vamos ver se dará certo.


Curiosidade:


Levantamento do Ministério da Saúde mostra que, entre 1999 e 2008, houve redução expressiva do uso de chupeta em crianças menores de 12 meses. Em 1999, 57,7% dos bebês menores de 12 meses usavam chupeta no país. No ano passado, esse percentual caiu para 42,6%, uma variação de 15,1%. O estudo levou em consideração as 27 capitais e outros 239 municípios, o que somou informações de 34.366 crianças.

2 comentários:

  1. oi!! estou adorando o blog...
    sobre o post... meu bb não keria chupeta de jeito nenhum..mas com 20 dias consegui fazer ele chupar..pois acho a chupeta uma terapia para quando estão chorando...
    ele só chupava para dormir e com 3 meses não aceitou mais..hj ele está com 1 ano e 4 meses e quando vê alguma criança com chupeta ..ele pega e joga no lixo..kkk...
    mas eu gostei por ele não gostar de chupeta ..pois para tirar depois..é um sacrificio..
    bjks

    ResponderExcluir
  2. adorei o seu blog estou te seguindo so nova aqui e seria uma honrra pra mim vc ser minha primera seguidora bjs sucesso..

    ResponderExcluir